Frequentemente, em abordagens, policiais solicitam que as pessoas desbloqueiem os seus celulares e liberem acesso ao conteúdo.
Mas você sabia que o policial não tem esse direito?
Se um dia você estiver ou conhece alguém que já esteve nessa situação, lembre-se: a Constituição garante que sua privacidade seja respeitada. O acesso não autorizado ao seu celular é uma violação dos seus direitos!
Mas, o que fazer?
Sabemos que, na prática, na hora, dificilmente o policial vai aceitar uma negativa.
Porém, deixe claro, se perguntado, que não autoriza o acesso ao celular.
Se o policial insistir e te obrigar a desbloquear o celular (vocês conhecem a realidade), peguem essa dica:
Em Delegacia, em seu depoimento, deixem claro e façam constar por escrito, que você não autorizou/não autorizou o acesso ao celular e que foi forçado a tal ato.
Neste momento, é essencial que você contrate um advogado especialista na área criminal para que o mesmo garanta que isso seja feito, pois lá na frente vai fazer muita diferença!
Qualquer prova advinda deste acesso é nula!
Talvez vocês não saibam disso, e aqui está o grande x da questão.
É extremamente importante que esteja explícito que o policial não teve autorização.
Sabe por que? Pois no processo, caso alguma prova tenha sido coletada nesse acesso ao celular, estar provas devem ser consideradas nulas e retiradas do processo! E isso pode mudar toda a situação…
Lembre-se: Você possui os seus direitos. E a melhor forma de resguardar os seus direitos é contando com um advogado especialista na área criminal, que sabe o que fazer e como fazer! Conte comigo, quando precisar!
Para mais orientações, siga o meu perfil e esteja sempre bem informado ⚖️